Prepare-se para viajar em uma aventura para todas as idades.
O Rinoceronte Frederico é um livro infantojuvenil e conta a história de um garoto que se vê surpreendido pela mãe com a notícia de que eles irão se mudar para Moçambique em poucas semanas.
Desde o princípio fica nítido o quanto a mãe minimiza as questões pessoais do garoto. Ela conta para ele da mudança enquanto dirige de volta para casa, depois de buscá-lo na escola. A partir daí, ele terá pouco tempo para se despedir de todos os amigos, da rotina, e do seu lugar favorito: o zoológico em que sua tia trabalha, onde mora o seu melhor amigo, um rinoceronte que ele batizou de Frederico.
Ao chegar em Moçambique, sua vida se transforma em um mar de solidão. As aulas dele são on-line com o mesmo professor de antes. A mãe se envolve em inúmeros projetos sócio-ambientais e quase nunca está em casa. Preocupado por não conhecer ainda a vizinhança, ela ainda impõe que ele não saia de casa para brincar com as outras crianças.
Apesar de chateado, ele tenta ser compreensivo, até que, ao questionar a mãe sobre inúmeras questões, ele se dá conta de que as explicações que ela dá não fazem nenhum sentido e começa a se sentir enganado.
Um dia, no estopim do seu tédio e sentimento de frustração pelas contradições da mãe, ele resolve desobedecer sua ordem e fugir pela janela de casa para brincar com outras crianças. Nesse momento, para o seu azar, um ciclone o acerta em cheio, transportando-o para um mundo paralelo.
Como se já não fosse o bastante ser atingido por um ciclone e estar perdido, ele começa a ter recordações do pai, que até então ele não se lembrava de nada. Ele se recorda também do último dia em que viu o pai e do episódio que ocasionou a separação dos dois.
Durante a sua saga perdido em uma floresta tentando voltar pra casa, ele encontra em seu caminho macacos risonhos, uma manada de rinocerontes, e um pássaro mágico falante, que lhe propõe um desejo: o que ele quiser! A pergunta é: será que ele vai saber escolher?
Publicado pelo selo Desabafos de Cafeteria em agosto de 2020, “O Rinoceronte Frederico” é um livro infantojuvenil, categorizado também como realismo mágico. O livro já chegou ao top 3 de contos para jovens e adultos e coleciona elogios em sua página de compras, no site da Amazon Brasil:
"A sensação acolhedora que o livro carrega, é transcendental. Quando um livro voltado ao público juvenil, consegue tirar adultos dos eixos. É porque ele precisa ser lido." Lohan.
"Eu fiquei simplesmente encantada com essa história e ficava o tempo criando teorias na minha cabeça e fazendo algumas reflexões sobre os acontecimentos." - Onivid Silva
"A leitura é super fluida, a história é linda e emocionante e o livro é cheio de ilustrações lindas e bem feitas." - Ana Paula Milhomem.
Apesar de ser um livro infantojuvenil de fantasia, o Rinoceronte Frederico também faz referência ao ciclone Idai, que atingiu severamente a cidade de Moçambique em março de 2019. Ao todo, estima-se que o ciclone tenha causado mais de mil fatalidades e um impacto de mais de 8 milhões de dólares.
Além dos tópicos já abordados, o livro infantojuvenil também trata de algumas questões como a diferenciação dos indivíduos, o curso da evolução das espécies e teorias como a lei do universo.
O rinoceronte Frederico também conta com onze ilustrações exclusivas, realizadas pelo desenhista Cláudio Passenger.
O livro está atualmente disponível em versão e-book pelo site da Amazon, e pode ser encontrado através do link abaixo.